Cursos Aperfeiçoamento

-- Passe o mouse sobre o Curso para abrir/fechar --

Educação para a Diversidade

COORDENADOR(A)

Profª Drª. Maria Mary Ferreira

Concepção do Curso

O curso de Educação para a Diversidade visa contribuir para a construção de modelos de formação que reflitam mudanças nas estruturas sociais, a partir de novas práticas de convivências. Sua proposta pedagógica se justifica na constatação da necessidade de criar, no contexto das escolas, uma cultura de debate e respeito à diversidade. Para isso, o curso visa a formação continuada, em nível de Aperfeiçoamento, de professores e profissionais de educação básica, com vistas na melhoria das práticas pedagógicas.

Duração e Carga Horária

Realizado em 180 (cento e oitenta) horas, com uma duração média de 6(seis) meses. Da carga horária total, 120h são realizadas na modalidade a distância e 60h através de atividades presenciais.

Regime Acadêmico

Desenvolvido em regime modular, através de 6 (seis) módulos temáticos.

Certificação

Ao final do Curso, após cumpridas todas as exigências legais, o cursista receberá o Certificado de participação no curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade da Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da Educação (MEC), expedido e registrado pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Pólos de Apoio Presencial

Arari, Carolina, Imperatriz, Porto Franco e Santa Inês.

Educação em Direitos Humanos

COORDENADOR(A)

Prof.ª Msc. Hercília Vituriano

Concepção do Curso

O curso visa a formação continuada, na modalidade Aperfeiçoamento, de profissionais da educação básica, objetivando fornecer elementos para transformar as práticas de ensino através da abordagem de temáticas relacionadas aos Direitos Humanos. O intuito é possibilitar que professores adquiram o embasamento teórico necessário para lidar com atitudes e comportamentos que envolvam o preconceito, a discriminação da diversidade étnico-racial, orientação sexual, relações e identidade de gênero, o que contribuirá para a construção da eqüidade e respeito ao ser humano nos ambientes escolares e conseqüentemente na sociedade.

Duração e Carga Horária

Realizado em 224 (duzentas e vinte e quatro) horas, no período de 6(seis) meses. Da carga horária total, 24 horas são presenciais.

Regime Acadêmico

Desenvolvido em regime modular, através de 7 (sete) módulos.

Certificação

Ao final do Curso, após cumpridas todas as exigências legais, o cursista receberá o Certificado de participação no curso de Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos da Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da Educação (MEC), expedido e registrado pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Pólos de Apoio Presencial

Arari, Bom Jesus das Selvas, Carolina, Grajaú e Codó.

Educação Integral e Integrada

COORDENADOR(A)

Prof.ª Dr.ª Maria José Cardoso

Concepção do Curso

O curso visa contribuir para a demanda de formação continuada de professores e gestores da educação da rede pública dos sistemas municipal e estadual, com uma proposta pedagógica que valoriza a relação teoria-prática e expressa uma concepção de formação humana e de Educação Integral e Integrada nos marcos da democracia e da cidadania. Assim, pretende produzir mudanças educativas mediante a apropriação de conhecimentos, meios e instrumentos que permitam a análise e a transformação da prática educativa.

Duração e Carga Horária

Realizado em 225 (duzentos e vinte e cinco) horas, com uma duração média de 6(seis) meses.

Regime Acadêmico

Desenvolvido em regime modular, através de 6 (seis) módulos temáticos.

Certificação

Ao final do Curso, após cumpridas todas as exigências legais, o cursista receberá o Certificado de participação no curso de Aperfeiçoamento em Educação Integral e Integrada da Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da Educação (MEC), expedido e registrado pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Pólos de Apoio Presencial

Caxias, Imperatriz, Santa Inês, São João dos Patos e Codó.

Educação de Jovens e Adultos

COORDENADOR(A)

Profª Drª. Francisca Lima

Concepção do Curso

O curso visa a formação continuada, na modalidade Aperfeiçoamento, de profissionais da educação básica e de alfabetizadores populares do Programa Brasil Alfabetizado, com o propósito de desenvolver capacidades de compreensão dos saberes e estratégias metodológicas da Educação de Jovens e Adultos e de relacionar transversalmente os temas da diversidade na prática pedagógica. Seu projeto pedagógico relaciona teoria e prática, a fim de instrumentar os cursistas para análise da realidade local, elaboração de diagnósticos educacionais e desenvolvimento de ações educativas.

Duração e Carga Horária

Realizado em 180 (cento e oitenta) horas, com uma duração média de 6(seis) meses. Da carga horária total, 40h são realizadas de forma presencial.

Regime Acadêmico

Desenvolvido em regime modular, através de 6 (seis) módulos temáticos.

Certificação

Ao final do Curso, após cumpridas todas as exigências legais, o cursista receberá o Certificado de participação no curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos da Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da Educação (MEC), expedido e registrado pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Pólos de Apoio Presencial

Caxias, Imperatriz, Santa Inês, Santa Quitéria do Maranhão, São João dos Patos e Timbiras.

Educação para as Relações Étnico-Raciais

COORDENADOR(A)

Prof. Dr. Carlos da Silva

Concepção do Curso

O curso visa propiciar uma formação continuada para professores/as e gestores/as da Educação Básica, atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O intuito é possibilitar que docentes adquiram os conhecimentos necessários para a inclusão das relações étnico-raciais nas práticas pedagógicas, a fim de contribuir para a construção de uma educação de respeito à diversidade étnico-racial.

Duração e Carga Horária

Realizado em 180 (cento e oitenta) horas, com uma duração média de 5(cinco) meses. Da carga horária total, 40 h são presenciais e 140 h na modalidade a distância.

Regime Acadêmico

O curso é desenvolvido em regime modular, através de 5 (cinco) módulos.

Certificação

Ao final do Curso, após cumpridas todas as exigências legais, o cursista receberá o Certificado de participação no curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-Raciais da Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da Educação (MEC), expedido e registrado pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Pólos de Apoio Presencial

Arari, Codó, Santa Inês, São João dos Patos e Timbiras.

Gênero e Diversidade na Escola

COORDENADOR(A)

Profª Msc. Sirlene da Silva

Concepção do Curso

O curso visa a formação continuada, em nível de Aperfeiçoamento, de profissionais da educação básica, nos temas de gênero, diversidade sexual e relações étnico-raciais. Sua proposta pedagógica foi concebida como estratégia para combater os diferentes modos de opressão e violação dos direitos das mulheres, através da fundamentação de profissionais da educação para o desenvolvimento de ações de caráter formativo e preventivo no ambiente escolar.

Duração e Carga Horária

Realizado em 200 (duzentas) horas, com uma duração média de 6(seis) meses. Da carga horária total, 40h são realizadas de forma presencial.

Regime Acadêmico

Desenvolvido em regime modular, através de 5 (cinco) módulos temáticos.

Certificação

Ao final do Curso, após cumpridas todas as exigências legais, o cursista receberá o Certificado de participação no curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola da Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da Educação (MEC), expedido e registrado pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Pólos de Apoio Presencial

Imperatriz e Porto Franco

Mediadores de Leitura

COORDENADOR(A)

Mídias na Educação UAB

COORDENADOR(A)

Mídias na Educação é um programa a distância, com estrutura modular, com o objetivo de proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impressos – de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, aos profissionais de educação, contribuindo para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias.

O programa possibilita diferentes percursos de aprendizagem e certificação. Estão previstos três níveis de certificação constituindo ciclos de estudo: o Ciclo Básico, de Extensão com 120 horas de duração; o Intermediário, de Aperfeiçoamento, com 180 horas: e o Avançado, de Especialização, com 360 horas.

Em 2005 foi implementada versão piloto, on line, no ambiente e-ProInfo, para 1.200 potenciais multiplicadores e tutores de todos os estados brasileiros. Em 2006, iniciou a versão on line do Ciclo Básico, com certificação em extensão, para dez mil profissionais de Educação Básica em todo o País.

O programa está sendo desenvolvido pela SEED/MEC em parceria com secretarias de educação e universidades públicas , estas responsáveis pela produção, oferta e certificação dos módulos, assim como pela seleção e capacitação de tutores. Com foco na pedagogia da autoria, na integração de tecnologias, na democratização e flexibilização do acesso à formação e no trabalho colaborativo, o Programa pretende ser uma referência para cursos on line. Mídias na Educação: a autoria com estratégia de aprendizagem.

MAIS INFORMAÇÕES

MEC/Mídia

WEBEDUC

Produção de Material Didático para a Diversidade

COORDENADOR(A)

Mediadores de Leitura

Informações adicionais